A logística reversa ou carga reversa é o processo de movimentação de mercadorias de um cliente para um fornecedor ou fabricante. Quando o cliente recebe o produto processos como devolução ou reciclagem necessitar transporte reverso.
A logística reversa começa no consumidor final e se move ao longo da cadeia de abastecimento desde o distribuidor ou distribuidores até o fabricante.
A logística reversa pode incluir processos onde o consumidor é responsável pelo descarte do produto final. Isso inclui reciclagem, recuperação ou revenda.
O principal objetivo da logística reversa é reintroduzir resíduos ou materiais pós-consumo em novos ciclos produtivos.
Benefícios da logística reversa ou carga reversa
- Colaborar com questões ambientais;
- Encontrar um diferencial;
- Trazer uma imagem institucional positiva;
- Explorar ações de marketing vinculadas à causa;
- Reduzir custos;
- Reutilizar os materiais na produção de outros produtos;
- Criar consumidores mais conscientes.
Quando usar a Logística Reversa?
As empresas usam a logística reversa quando as mercadorias viajam de seu destino através da cadeia de suprimentos de volta ao vendedor e possivelmente ao fornecedor.
O objetivo é recuperar o valor do produto ou destruí-lo. Globalmente, as mercadorias devolvidas valem quase US$ 1 trilhão anualmente e estão se tornando mais comuns à medida que o comércio eletrônico cresce.
O objetivo da logística reversa ou carga reversa é restaurar o valor e garantir clientes recorrentes.
Pelo menos 30% dos itens comprados online são devolvidos, em comparação com menos de 10% dos itens comprados na loja.
Empresas inteligentes usam logística reversa para fidelizar clientes, repetir negócios e minimizar perdas em devoluções.